sábado, 31 de janeiro de 2015

REFORMA - 10 dicas de passo-a-passo do sofrimento.



Mulher loira com dor de cabeça com ideia de reforma
Imagem retirada da Internet
A 2 anos atrás postei um artigo sobre o sofrimento das reformas, nossa, é um sofrimento mesmo!  A simples menção da palavra já arrepia os cabelos de muita gente. Qual de vocês não ficaram enlouquecidos com uma pequena furação de parede? Só mesmo quem nunca fez nenhuma modificação em sua casa ou apartamento, não é mesmo!
Então como no artigo anterior vamos falar sobre este assunto que enlouquece a todos. 
Quer coisa mais enlouquecedora do que iniciar uma reforma com orçamento "X" e ele se multiplicar descontroladamente em vários "XXXX", um transtorno!!!!
A ideia é lembrar aqui alguns dos principais conselhos que precisamos ter antes de iniciar qualquer reforma, seja ela por menor que for.

Pode parecer tolo lembrar isto, ma não esqueça de detalhar cada mínimo item do seu orçamento antes de iniciar qualquer reforma, pense até no menor gasto, ou seja, até um pequeno parafuso não se pode esquecer as buchas, RSRSR. reformar pode ser a solução de muitos problemas e de grandes e pequenos sonhos, mas se não bem calculado, você pode ter problemas que não contava em passar.

O segundo passo é contratar mão de obra especializada, recomendada e se possível que você mesmo tenha visto o trabalho da empresa e ou pessoa, e mesmo assim não é garantia total de não ter problemas. 

Não deixe de ver vários orçamentos de vários profissionais, as diferenças são sempre gritantes, e peça estes orçamentos (todos), por escrito, é fácil acontecer de te darem um orçamento e dias depois quando você resolve fazer com a mesma firma, eles mudarem o valor, que sempre será para cima do combinado, então peça o orçamento e a data de validade do mesmo, isto serve para precaver as duas partes.

No caso de contratação de Engenheiro Civil e ou Arquiteto, lembre se de  anotar a responsabilidade Técnica (ART), anuidade do CREA e a cópia da carteira do CREA.




Outra coisa que não se pode esquecer, se mora em casa ou principalmente apartamento, converse ainda que informalmente com seus vizinhos,  não esqueça da transmissão do barulho da obra, a maioria das leis municipais vão o horário se estende até as 22h00, porém quem reside em apartamento ou condomínio de parede germinada, a maioria dos condomínios determinam que as obras se iniciem as 09h00 e termine as 17h00, eu mesmo já tive problemas, com uma simples instalação de ar-condicionado em que o pedreiro permaneceu dentro do meu imóvel e esqueceu a escada la fora até as 18h00, conclusão? multa! e nem adianta contestar, você ouvirá que esta dentro do estatuto do condomínio, ou seja, não poderá fazer nada quanto a isto, e também o sindico de seu condomínio, pode pedir detalhamento do laudo técnico-legal, em áreas comuns tome cuidado redobrado com a limpeza e isolamento da área, exemplo: Se for trocar uma janela, e mora no segundo andar em diante, precisa ter isolamento para não cair nenhum detrito que possa ferir alguém, ou como no meu caso, tenham plantas abaixo de sua janela, se você quebra uma roseira, por exemplo, você será responsabilizado pelo ato. 

Homem colocando piso
Imagem da Internet
Outro detalhe que não se pode esquecer nunca! cuidado com seus móveis, se possível envolva com plástico todos ou os mais delicados, afinal, mesmo os grandes profissionais estão sujeitos a escorregões ou falhas na hora do trabalho, então vale o velho ditado: Melhor prevenir!


Mais um detalhe, são as estruturas, pilares, vigas e lages, lembrando que em edifícios e apartamentos, não podem ser modificados.

as vedações também são muito importantes, antes de começar lebre se registros internos precisam estar fechados e ralos isolados com jornal ou plastico, para evitar entupimento de tubulação.

Quando precisar fazer aquecimento na tubulação, no caso de trabalhar com algum material que esquente o ambiente, cuidado para que não aqueça as tubulações da casa, principalmente se forem feitas em canos de PVC.

Quando houver manuseio de concreto, lembre se que quando endurecido o material poderá marcar para sempre alguns locais como: ralos, azulejos, cerâmicas e principalmente pisos laminados, portanto não deixe de isolar ou mesmo ver se o profissional retirou o excesso ou respingos assim que terminou o trabalho.                                                                        

No caso de pinturas o cuidado deve ser redobrado, para que não haja dificuldades maiores depois que a tinta secar, tudo deve serisolado, adesivado com fitas próprias, e os matérias que forem usados como as broxas, pinceis e os platos de uso de colocação das tintas, todos devem ser lavados ao final, principalmente os de reuso, e as latas de tintas que sobrarem juntamente com outros matérias como massa de parede, devem ser muito bem lacradas ao final do dia, afinal você já terá muitas despesas, portanto nem pensar em desperdícios por falta de cuidado no armazenamento, então fique de olho!.

É claro que existem muitos outros cuidados a serem tomados "ANTES", da REFORMA, dependendo de que local ou objeto você irá reformar, mais seguindo estes principais passos, não terá maiores dores de cabeça ok.

No mais um abraço em todos e um lindo fim de semana!
Image Map Image and video hosting by TinyPic

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas