terça-feira, 13 de janeiro de 2015

13 Dicas de Decoração com Quadros de Arte.

PortraitArt


              13 de janeiro de 2015          Por Kcriska Ramos              Fotografa e Editora de Imagens



Quadros são essenciais quando o assunto é decoração, é praticamente um acessório fundamental na decoração de qualquer ambiente. Sempre que pensamos em dar vida e personalidade a um ambiente, o primeiro item que nos vem no pensamento são os quadros, simplesmente porque as paredes por mais belas que sejam, sem quadros não vemos harmonia, encantamento e até sonhos...
Sim! um simples quadros podem mostrar o sonho de seu dono ou  os admiradores do mesmo, a maior prova disto são os quadros de milhares de ângulos diferentes da mesma torre que encanta e faz sonhar o mundo! nada mais nada menos do que a Torre Eiffel, um dos quadros mais vendidos no mundo (em relação a quadros de lugares famosos). Vejamos alguns exemplos de como quadros adornam, harmonizam e enchem de personalidade qualquer ambiente:



Quadros da www.portraitart.com.br

Mesmo ambientes corporativos, como no exemplo abaixo, uma Clínica Pediátrica, ganha vida quando decorada com quadros de Arte, principalmente dentro do mesmo tema a que se propõe, as próprias mães e crianças maiores ficam encantadas com a visão praticamente espelhada de um belo quadro.


(Quadros da galeria  de temas; Bebês, de www.portraitart.com.br)

 13 dicas de decoração com quadros de Arte!


1ª - Como decorar com quadros em ambientes pequenos?

 Em ambientes pequenos convém não misturar muitos estilos diferentes, para não ficar pesados e desproporcional com o tamanho do local.


2ª  - Qual moldura certa para cada ambiente?


As molduras são importantíssimas para destacar mais a beleza da Obra de Arte, seja ela uma pintura, uma fotografia, ou mesmo um desenho artístico. Então qual moldura escolher? Utiliza cores quentes, como o dourado por exemplo, para Obras que predominem o tom amarelo e cores frias, já as Obras que predominem as cores e tons de azul, verde escuro e cinza, use as de prata envelhecida, e na duvida a melhor solução é sempre a moldura branca. Perceba nos exemplos abaixo:








Neste quadro, predominam se as cores quentes do dourado do sol e o vermelho da camisa do menino, a moldura dourada foi perfeita para ele!
                                                      (quadro, do site:www.portraitart.com.br)

Os tons de azul que emolduram o assunto principal deste quadro, no caso um quadro de arte fotográfica de um pequeno prédio em  Paris, ficou bem iluminado com a moldura em prata envelhecida.

3ª  Dica - Qual o estilo da moldura devo usar?

As molduras devem acompanhar o estilo das pinturas ou seja, podem ser clássicas, modernas, simples ou sóbrias. 
Um exemplo, se a imagem que será emoldurada  estiver em preto e branco, o mais usual seria uma moldura preta e com uma moldura clássica do tipo reta, porém se a mesma imagem for em preto e branco e de um assunto moderno, como por exemplo, ai já convêm uma moldura moldura mais moderna.



4ª Dica -  Qual estilos de molduras usar?.

Em minhas pequisas pela internet sobre este assunto:

Achei o site: http://www.juicysantos.com.br/2012/05/como-escolher-moldura/, com uma matéria de: Ludmilla Rossi, que dá um show de explicação sobre o assunto, se você ficou com dúvidas sobre qual estilo de molduras combinar em sua decoração, dê um pulinho lá, mas não esqueça de voltar para dar seguimento a 5ª dica, ok!

5º Dica  - Como e quando usar o  passepartout?

Nossa! ai você vai dizer: que raios é isto??? Calma eu te conto! Sabe aquela parte branca que tem em volta da fotografia, tela ou desenho de um quadro? Hmmmm, talvez não tenha dado para entender ainda, vamos ver uma ilustração:

Então agora você entendeu não foi?PASSEPARTOUT, pronúncia-se: paspatur.
É uma espécie de moldura usualmente colocada entre a imagem que você irá pôr no quadro e o vidro, simplificando é uma especie de janela feita para dar acabamento profissional ao quadro,isso garante mais imponência  ao quadro, geralmente nos quadros pequenos usa se um passepatout maior para dar destaque, e nas imagem maiores já se prefere um passepartout menor.


6ª Dica -  A cor da parede deve combinar com a cor da moldura?
Ao contrário do que muitos pensam a cor da parede não deve influenciar na escolha da moldura, e sim no quadro, é importante também definir se você quer combinar a moldura com o quadro, ou através de contraste. Ficou confuso de entender? Vou dar um exemplo que talvez  tire a confusão.

Exemplo: Aplicar moldura clássica em uma obra moderna, ou moldura moderna em uma obra clássica, em pinturas mais acadêmicas ficam melhores com molduras douradas e clássicas iluminam o quadro, as provençais já combinam com imagens mais delicadas e claras, vou dar um exemplo com um quadro.

Aqui esta um exemplo fácil de entender de moldura provençal, nada mais é do que aquelas molduras todas delicadinhas que podem ser de diversos materiais que vão de gesso até madeira, entre outros, e como foi dito acima, ficam muito bem com quadro em tons de cor bem clarinhos.


7ª Dica -  Como dispor corretamente quadros na parede?

Bem, para organizar os quadros na parede de maneira correta, principalmente quando são vários, ou mesmo quando unitário, aqui vão as dicas, que acredito vão te ajudar muito.
Quando dispostos em ambientes variados a proporção ideal deve se relacionar com o tamanho do quadro, com as dimensões do espaço que você quer decorar com quadros.
Ah já sei, a explicação foi muito vaga, concordo com você! por isso vou te encaminhar para um site que em minhas pesquisas achei que mostra com várias ilustrações e uma linguagem bem simples sobre isso, mas não esqueça de voltar e ver as outras dicas do assunto ok, abaixo o link do site que falei.


8º Dica -  Qual altura correta para pendurar quadros?

De acordo com Aline França (arquiteta da casa das molduras), de forma geral, não existe uma forma perfeita que se aplique a qualquer situação.
O posicionamento dos quadros na parede leva em consideração os demais elementos que compõem o ambiente, tanto na altura quanto no alinhamento com os móveis e objetos de Arte, trocando em miúdos, prevalece o velho  bom senso, o quadro precisa ficar na altura que as pessoas não corram o perigo de esbarrar, um exemplo é simples é o quadro de uma sala de TV, as pessoas sentadas não podem  esbarrar  a cabeça nos quadros, isso seria desagradável aos que ali permanecessem.


Se você ainda tiver ficado confuso ou com dúvidas, aconselho fazer uma visita no site da Casa da Moldura, como eles trabalham principalmente com molduras, fizeram um post muito completo do assunto, da uma espiadinha lá, e volta para terminarmos nossas dicas ok,

9ª  Dica  -  Como escolher o local certo para pendurar os quadros?

Quando for escolher onde pendurar o quadro, a melhor dica é seguir o estilo do ambiente, ai você vai me perguntar: Como assim? Eu explico melhor: 
Digamos que você irá decorar uma sala de jantar em estilo clássico, siga o estilo do ambiente, decorando de maneira clássica com quadros de natureza morta e ou paisagens. Agora se ambiente for mais moderno, o ideal novamente é seguir o estilo do local, explorando os temas mais modernos, com temas de urbanismo, paisagens, ou lugares de cores fortes.
Um exemplo, a obra de Arte fotográfica pode-se achar no site:

Neste site encontram-se quadros com os  temas de natureza, que combinam as cores fortes com tons de sépia, entre outros. Dê uma olhada por lá, você vai encontrar muitos temas, com preços bem  atrativos e ainda parcelados.
 Alguns exemplos abaixo.



Quadros da https://www.portraitart.com.br/

10  Dica - Como manter quadros sempre bonitos?

É muito importante manter os quadros sempre limpos, sem poeira nas molduras e se for com vidro, também manter o vidro sempre limpo. Já as telas de pintura, o ideal é comprar produtos específicos para limpeza de telas, que você vai encontrar nas casas que vendam matérias para pintores e acessórios de pintura, lembrando que paninho úmido em telas de pintura nem pensar, passe uma flanela seca e limpa apenas para retirar a poeira sem esfregar.

11ª  Dica - Como manter  quadros com as mesmas cores no decorrer dos anos?

Primeiramente, não pendure quadros em paredes com incidência direta de sol, e em lugares de calor intenso, dependendo do tempo de exposição deste quadro durante os anos ele irá perdendo as cores, e a moldura também sofrerá com a incidência direta de luz solar, prefira paredes que tenham ao menos como quebrar esta incidência permanente.

12ª  Dica - Não posso, furar as paredes como vou pendurar meus quadros?

Nem sempre podemos furar as paredes para pendurar nossos quadros, e nem falo somente das pessoas que residem em imóveis alugados, muitas pessoas realmente não suportam paredes perfuradas, neste caso, na grande maioria dos mercados e casas de materiais de construção, é possível encontrar  opções de massas adesivas, ganhos adesivos e dependendo do peso e do tamanho de seu quadro, ainda pode-se por somente adesivos dupla face, exitem várias marcas consagradas que prometem suportar até 3 quilos de peso.

13ª Dica  - E, finalmente nossa ultima dica, porém não a menos importante:

Onde encontrar na internet quadros, Artes fotográficas e até pôsteres para decorar meus ambientes?

Vou dispor aqui, alguns links de sites que trabalham com preços ótimos, parcelam e entregam no conforto do seu endereço.

Para quem curte Arte fotográfica, ou seja fotografias em alta resolução de lugares lindíssimos, Artes que combinam desenhos com realidade, sépia com preto e branco, cores de extrema qualidade, com quantidade limitada de exemplares, numeradas e assinadas pelo artista, eu indico o site:


Também disponibilizo outros links de sites que já trabalham com telas de pintores famosos ou não, pôsteres, molduras e até gravuras, lembrando pessoal que gravuras e pôsteres, apesar de terem um preço quase sempre bem pequeno, quase sempre também ao longo do tempo, ou ficam cansativos ou simplesmente se deterioram.
Outros links:


Espero sinceramente ter tirado (ou quase), qualquer dúvidas a respeito de;

Como decorar com quadros de Arte?

Mas se você tiver mais alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário e vamos trocar ideias, será um prazer responder seus comentários, um beijo a todos!!



Image Map

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas