quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DICAS para economizar e reaproveitar água, será que você sabe reciclar?

A palavra Água, nunca foi tão polemica e tão usada no momento no Brasil,  a maior tristeza dentro do polemico tema é o saber que vale o velho ditado: Só se sente falta daquilo que se perde... 
Particularmente, acho que é um assunto tão serio e tão imprescindível de aprendizado, que deveria ser matéria obrigatória no curriculum escolar, afinal, desde pequenos convivemos com aprendizados simples, um exemplo é o ato de escovar os dentes, tomar banho, lavar as mãos. Aprendemos desde de muito pequenos tais hábitos, mas será que é ensinado certo?
Lembrem-se, aprender a reciclar e economizar a água, não é somente bom para economizar dinheiro, mas é um pequeno grande ato de contribuição para socorrer o nosso planeta.
Bem como neste artigo a intenção é deixar dicas de economia e reutilização de água, vamos a elas:

Durante o banho:
Aos pais que tiverem banheira em casa é uma excelente opção, primeiro porque pode se dar banho em mais de uma criança ao mesmo tempo, o que para os pequenos é uma grande diversão, segundo porque após este banho, você poderá reaproveitar esta água, para lavagem de pequenos lugares, como uma varanda, uma parte de calçada ou algum pequeno ambiente da casa, afinal esta aguá terá certamente uma quantidade de sabão, o que ainda facilitará e economizará também em produto de limpeza.

Banho de chuveiro, tanto os adultos quanto as crianças, não podem esquecer de que a cada minuto podem ser gastos de 3 a 9 litros de água em média.
Vale a dica de fechar o chuveiro para durante o ensaboamento, e tomar banhos rápidos, retirando o sabão logo em seguida fechando a aguá.
Bacana se os pais puderem tomar seus banhos com seus filhos eles já vão aprendendo de forma bem simples vendo seus pais fazendo, afinal lembrem-se, crianças adoram imitar seus pais, e ninguém irá ensina lo melhor e de maneira mais carinhosa!

Escovando os dentes:
vale a mesma regra do banho, ou seja, ensine seus filhos a enxaguarem a boca com um copo com água, e faça o mesmo junto com ele, vendo seu exemplo fica mais fácil para eles assimilarem, e ainda terá mais uma vantagem: as crianças adoram!
Sem contar que com este simples gesto vocês estão economizando em média 3 litros de água, pode parecer pouco, mais quando multiplicado pelo numero de vezes que escovamos os dentes em apenas um dia, passa a ser uma economia imensa!

A descarga do vaso sanitário:

Verifique se a válvula não está com defeito, acione a liberação da água somente uma vez, e não jogue lixo nem restos de comida dentro do vaso sanitário, e cuidado com os vazamentos: um buraco de 2 milímetros no encanamento pode desperdiçar até cerca de 3 caixas d'água de mil litros. 




 Torneiras abertas: Elas podem consumir de 10 a 20 litros por minutos aproximadamente, então, só abra quando realmente for consumir, e feche assim que tiver terminado o consumo, vale para lavagem de mãos, louças e principalmente deixar aberta sem motivo é claro! e não deixe de forma alguma torneiras mal fechadas ou gotejando, uma torneira pingando 1 gota a cada 5 segundos, chega a desperdiçar mais ou menos, 20 litros de água em apenas um dia, viu como faz diferença!

Caixas d'água:
 Não deixe transbordar e mantenha-a fechada.   



Regando as plantas:
No inverno a rega pode ser feita dia sim e dia não, pela manhã ou a noite, use mangueira com esguicho revolver ou o bom e velho regador!

Lavagem de carros: 
Com uma mangueira gasta se em média 600 litros de água. Só lave o carro uma por ao mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Reutilize águas relativamente limpas para enxágue e ou limpeza de pavimentos exteriores.
  Reciclagem de água, como fazer?

Existem muitas formas de reciclagem de água, muitas requerem um gasto de médio a alto de dinheiro, entretanto muitos não requerem nada além de um pouco de boa vontade; um exemplo simples disto é o reaproveitamento da água que sai da maquina de lavar roupas e louças, e com a vantagem que já reaproveita também produto de limpeza.
Temos também as águas das chuvas, pode se se aproveitar apenas deixando baldes e ou galões abaixo das calhas, para isto temos também projetos que envolvem um investimento alto ou baixo tudo dependerá de quanto você tiver disponível para isto.
Vale dizer que se você quiser exemplos(mais especificamente, 54.200), digite no Google a frase: "Reaproveitamento da água da chuva", você encontrará centenas, eu particularmente aconselho o link:

http://ciclovivo.com.br/noticia/sistema-simples-reaproveita-ate-95-da-agua-do-chuveiro


Este link mostra detalhadamente o reaproveitamento da água do banho um método alias que quero implantar aqui na minha casa, muito simples e de baixo custo!
Bem meu queridos espero ter ajudado um pouquinho nas DICAS para economizar e reaproveitar água.
Quem tiver mais dicas e ou souber mais sobre o reaproveitamento, ou mesmo quiser nos contar o que tem feito para ajudar a natureza de forma consciente, aguardamos seus comentários, um abraço.  


Image Map
Image Map

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS