domingo, 14 de junho de 2015

Tapioca, o Novo Pão da Mesa Brasileira.


Para os que ainda não conhecem, TAPIOCA  é o nome deste não tão novo assim, alimento tipicamente brasileiro, afinal nossos índios descobriram-na, a muitos anos atrás la em Pernambuco. Vem da fécula que é extraída da mandioca.
Mandioca pode ser conhecida com vários nomes diferentes, dependendo da região do Brasil, por ser um alimento de fácil cultivo e existir em diversas regiões, tem vários nomes: Aipim, castelinha, macaxeira,mandioca-doce, mandioca-mansa, pão de pobre, maniva e assim vai... Ou seja existem muitos nomes diferentes pelo Brasil a fora. E a própria TAPIOCA, também é conhecida com vários nomes diferentes dependendo também das regiões:
Uns chamam de goma seca, polvilho, goma de tapioca, e etc...
O que muitos não sabem é o seu real valor nutritivo, por ser livre de glúten. 
(glúten é o resultado da mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma da semente dos cereais). 
Ou seja, o glúten é encontrado principalmente no trigo, na cevada, no centeio e na aveia, estes cereais, dentre outros, são compostos por cerca de 40 a 70% de AMIDO. Trocando em miúdos, por não conter glúten  e por tanto estar livre da famosa proteína gliadina.
(gliadina é uma proteína presente no glúten, que contribui para o aumento da inflamação do organismo e o aumento também da gordura abdominal). 
Portanto ela é muito mais saudável que o pão e ainda pode ser consumida também por diabéticos. Entretanto, é claro também possui calorias, e o seu excesso obviamente como qualquer outro alimento deve ser controlado, o ideal é consumir uma TAPIOCA ao dia, para os que querem manter o peso ou emagrecer, substituir uma refeição com uma gostosa TAPIOCA é o ideal.




Existem inúmeras maneiras de preparar uma tapioca tanto salgada quanto doce, ultimamente a criatividade brasileira vem trazendo até as com massa colorida, feita com legumes triturados na massa, como por exemplo a feita com beterraba.



Por ser um alimento muito saudável e de pouco valor calórico, e dê fácil preparo, cada vez tem mais adeptos ao seu consumo, vamos deixar uma das centenas de receitas de maneiras de preparo, entretanto você encontrará facilmente muitas outras receitas na internet, deste alimento versátil e muito nutritivo.


Não tem nenhum mistério, é só por em uma frigideira de preferência anti aderente o pó que você encontra facilmente e qualquer supermercado, deixar alguns minutos ate ter consistência de panqueca rechear com o que quiser e depois fechar em uma de suas laterais e pronto! é só se deliciar!

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS