segunda-feira, 16 de março de 2015

O que seu filho quer ser? FELIZ!



Você sabe o que seu filho quer ser quando crescer? Feliz!

É isso mesmo! Seu filho quer ser apenas Feliz! A profissão que ele escolherá para exercer é apenas uma ponte para complementar a felicidade desejada. 
Mas para que ele consiga edificar essa felicidade, precisa muito de você! Os pais são como os “Engenheiros” que fazem o calculo estrutural de uma obra para que seja edificada com segurança e não venha desmoronar no futuro, ou ser embargada antes de ser concluída. Sendo que esse calculo é muito mais complexo do que os cálculos feitos para uma obra de alvenaria.

 Ele chama-se EDUCAÇÃO!
Quem pensa que educar é apenas matricular em uma instituição de ensino, engana-se! A escola nos recheia de conhecimentos de extrema importância para o presente e o futuro. Mas quem educa são os pais! São eles que conduzem os filhos a um futuro promissor. 
Educar não é fácil! Exige amor, dedicação, perseverança, renuncias... Mas é extremamente prazeroso! Ver um filho trilhar pelo caminho do bem, edificar seus sonhos... Brilhar no futuro é muito gratificante!

Mantê-lo matriculado em uma escola é imprescindível, mas esse é apenas um dos primeiros passos, e o mais fácil! O mais difícil e tão importante quanto à educação escolar, é a educação ministrada em casa. Não basta matriculá-lo em uma escola e alimentá-lo! É preciso participar, interagir, dialogar, ensinar, mostrar o caminho a trilhar... Em fim, ser pais por 24 h ininterruptas. Como fazer isso? Não é muito fácil! Mas é hiper compensador e possível. 
Constantemente vejo pais em frente à delegacia, após a prisão de um filho, chorando e se perguntando:
 ONDE FOI QUE ERREI? 

Na maioria das vezes o erro foi em não criar limites. E quando o limite é desconhecido, o limite do próximo e o da lei são desobedecidos. E quando isso acontece, o resultado é o rigor da lei. E somos obrigados a observar, mergulhado em dor, a liberdade de nosso filho ser cerceada. E com ela seus sonhos e a felicidade almejada!
A maioria dos pais acredita que seus filhos só sentirão amados por eles, se sempre lhe disserem SIM. Um engano! Dizer não, também é uma forma de amar. Quando dizemos NÃO, criamos limites. Limites esses que poderão direcionar sua vida, mantendo-os trilhando pelo caminho do bem e da responsabilidade. Outro erro, muito cometido, é o de não procurar saber quem são os amigos de nossos filhos. Com quem se relacionam... (O que eles fazem. Se estudam... Se são bons alunos... Se têm vícios...). Para onde vão... O que fazem onde se divertem... É necessário darmos uma liberdade vigiada. Não esqueçam nunca: 
AS MÁS COMPANHIAS SÃO O PASSAPORTE PARA O CRIME!

Diálogo! Essa palavra faz milagres na educação. É de extrema importância! É necessário conversar com seu filho, mostrando o caminho a trilhar. Mostrar-lhe a verdade sem censura! Leve-o para visitar clinicas de dependentes químicos. Para que vejam o mal que as drogas causam ao organismo. Mostre-os nos noticiários os problemas causados pelas drogas. Que na maioria das vezes, até levar o usuário a uma clinica de recuperação ou a cadeia, quando não é morto antes, ela já destruiu todos seus sonhos, desestabilizou toda a família... Leve-o para visitar uma cadeia. É preciso que veja com seus próprios olhos o que é uma privacidade de liberdade. 
PRECISA MOSTRAR A REALIDADE A ELE, SEM CENSURA! 


“Muito diálogo, buscando sempre orientá-lo em como agir e não agir”. 
Pois a “VARA QUANDO VERDE ENVERGA. APÓS SECA, QUEBRA, MAS NÃO ENVERGA”. Puna quando necessário for, sem temor. Pois como dizia minha mãe: “A galinha sabe como pisar em seus pintos. A polícia não!”. Muito embora eu creia que agindo assim, dificilmente precisará puni-lo. 

Ensine-o sempre a fazer. Mas jamais faço para ele! Se agir assim, ele aprenderá a caminhar sozinho e trilhará sempre pelo caminho do bem, indo de encontro ao que almeja.
Ser FELIZ! 

Pedro Chagas
 (Um TIRA METIDO a ESCRITOR!

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS