segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cartunistas, amados ou odiados?!? Ou como diria William Shakespeare, "Eis a questão!"

Diante dos últimos acontecimentos mundiais mais comentados  de janeiro, ou seja, o atentado ao Jornal Chalie Hebdoficou em maior evidência  a  belíssima profissão de Cartunista,  e com ela vieram as frases de interrogativas mais mencionadas na internet nos últimos dias:

Quem são os cartunistas mortos no atentado terrorista em Paris?

O que é caricaturista?

Qual a diferença entre charge, cartum e caricatura?


Qual a diferença entre  ser ilustrador e caricaturista?

Existe curso de cartunista?

Quero ser cartunista, o que eu faço?

A ideia de hoje é bem informativa, vamos tentar esclarecer esta dúvidas a respeito do assunto, mais claro que devem ter outras dúvidas, então como sempre, contamos com seus comentários para concluirmos a matéria, ok!.

Comecemos então com a primeira, que eu sei que muitos vão dizer que já estão cansados de saber, porém, não nos esqueçamos que tem sempre alguém que ainda não ouviu, ou não entendeu muito bem sobre o fato, portanto eu sugiro que quem já estiver cansado de saber , por favor pule para a segunda pergunta.


Foto de Bertrand Guay, François Guillot e Guillalme Batiste
(Foto de Bertrand Guay, François Guillot e Guillalme Batiste)

Na foto acima, temos os  cartunistas mortos no atentado terrorista  ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, que entristeceu o mundo, no dia 7 de janeiro de 2015 em Paris. Da esquerda para direita:

Georges Wolinski, nascido na Tunísia, tinha 80 anos, iniciou a publicação de seus desenhos em 1960, considerado como um dos maiores cartunistas do mundo, trabalhou como chargista no L'Humanité um diário francês fundado em 1904, e outros como meios de comunicação como os Hara-Kin, Paris-Presse e Paris Match.

Jean Cabut, que assinava Cabut, que completaria 77 anos no dia 13 de janeiro, colaborava com a revista desde de sua criação em 1970, havia se tornado muito popular  ao produzir desenhos para um programa infantil na televisão Récré A2.

Stéphane Carbonnier, o Charb, que era jornalista, cartunista e diretor da revista desde 2009, tinha 47 anos, e insistia que charges satíricas eram peças de humor como quaisquer outras.

Bernard Verlhac, o Tignous, tinha 57 anos , famoso por suas charges  políticas, havia publicado um livro recente: 5 Ans Sous Sarkozy ( tradução: 5 anos sob Sarkozy)  livro que retratava o governo do presidente Nicolás Sarkozy, um livro de grande sucesso na França.

Philippe Honoré, tinha 74 anos, nascido em Vich, era cartunista e editor da revista, juntou se a equipe da revista em 1992, em 2010 foi contratado como ilustrador para a edição de aniversário do dicionário Le Petit Larousse.

 ANUNCIO


      Bem, agora vamos a  pergunta sobre  o que é Cartunista?


De acordo com a enciclopédia livre WikipédiA, a palavra cartunista é definida como desenhista especializado em humor, com estilo de desenho compatível com o tema, que costuma ser caricatural ou de forma humorística. 
Usando  simplesmente um lápis,  adicionando depois caneta nanquim ou similar, usando pincel ou caneta esferográfica em sua arte final, podemos também chamar de cartunistas as pessoas que fazem desenhos animados.
No Brasil temos muitos cartunistas famosos, entre eles Maurício de Souza o criador dos personagens da turma da Mônica.




Outro igualmente famoso, é Ziraldo, mineiro, nascido na cidade de Caratinga, o criador do personagem infantil   "Menino Maluquinho", um dos personagens infantis mais queridos do Brasil, que além de caricaturista, é pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, escritor e colecionador de piadas.  


Qual a diferença entre chargecartum e caricatura?

Charge é um estilo de ilustração com finalidade de satirizar, por meio de caricatura, relata um acontecimento com um ou mais personagens.
A palavra é de origem francesa, que significa carga, exagero nos traços do caráter de uma pessoa ou algo de sua personalidade que o torna teatral. Um exemplo abaixo a Charge encontrada  no site jornaldebrasilia.com.br.





E Cartum, o que é?
Cartumcartoon ou cartune, este já se trata de um desenho humorístico, geralmente acompanhado com legenda, de caráter intensamente crítico, retrata  de forma muito breve o que envolve o cotidiano de uma sociedade e de uma cidade que é extremamente fatigante, ou seja uma piada gráfica ou textual que ao invés de escrita é desenhada. Reparem nesta abaixo, por exemplo:



caricatura, o que é isto?

Bem, esta é sem dúvida uma das nossas preferidas, é uma forma de desenho de um personagem da vida real, em geral políticos e artistas, onde se enfatiza de forma bem exagerada uma característica bem particular de uma pessoa de forma bem humorada, veja o exemplo ao lado os personagens da série Chaves, que encontramos em um blog muito bacana: http://brunocomotti.blogspot.com.br/


Qual a diferença entre  ser ilustrador e Caricaturista?

Ilustrador é um prestador de serviço quase sempre autônomo, que presta serviços com objetivo de criar, planejar e obter soluções para expressar as ideias do cliente, ou seja, ele é remunerado para fazer imagens que mostrem o que o cliente deseja.


Caricaturista, para ser bem resumido, como já falamos no exemplo acima, são desenhistas de caricaturas.

se você achou que fui muito resumida na definição, ou mesmo você achou que é uma profissão muito especial, ou mesmo gostaria de tentar desenhar e sentir se você tem talento para tal, eu indico um site bem simplificado do assunto, que trás passo-a-passo como fazer uma caricatura:

http://pt.wikihow.com/Desenhar-Caricaturas


O que é ser cartunista e como faço para tentar a profissão, existe algum curso no mercado de trabalho?

Então, cartunista nada mais é do que um desenhista profissional que produz obviamente cartuns (ou cartoons), que trabalha com a elaboração de cartuns e histórias em quadrinhos, o SENAC oferece o curso de DESENHO CARTOON, quem se interessar de uma olhada no site do SENAC ok.

Bem pessoas, para finalizar vamos responder o título de nossa matéria de hoje, ou seja, Cartunistas, amados ou odiados?!?

Na minha opinião bem particular, e que não tem exatamente que ser uma unanimidade, Eu acho que são sim amados, afinal é um profissional que precisa no minimo ter talento, estudar muito e se aperfeiçoar, depois cair em campo buscando seu lugar no mercado de trabalho(o que não é fácil), precisa na maioria das vezes ter um senso se humor bem critico e extremamente criativo, resumindo aplaudo de pé todos esses maravilhosos profissionais.

Um abraço a todos e como sempre aguardamos os comentários, críticas e sugestões, uma maravilhosa semana para vocês!


Tags: ideias, cartunistas, charge, atentado terrorista, caricatura, cartum, ilustrador, Paris, Ziraldo.




Obs: Ressaltamos que todas as ilustrações desta matéria, foram retiradas da internet, quase todas sendo citados os seus sites de origem, caso venha a ferir qualquer direito, por favor entre em contato e retiraremos a mesma, obrigado.

Image Map Image and video hosting by TinyPic

Leiam também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas